Vereadores apresentam projeto para retirar reajuste salarial de agentes políticos 6a6b1j

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Fontoura Xavier, realizada no dia 16 de março, os vereadores aprovaram o projeto que estabelece a revisão anual dos salários dos servidores municipais, aposentados e agentes políticos no município. Na sessão, os vereadores Luiz Armando Taffarel, o “Fio” e Paulo Quevedo, se mostraram contrários ao art. 2º do projeto que concede o reajuste aos agentes políticos.

Na quinta-feira, 2 de abril, os vereadores apresentaram um projeto para suprimir da lei esse artigo, assim retirando o reajuste de vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. Luiz Armando argumenta que o município a por dificuldades e não seria certo reajustar os salários nesse momento. “Esse reajuste é garantido pela Constituição Federal, é um direito dos funcionários e de nós agentes políticos, mas com a crise que o município está vivendo não é o correto, nós como vereadores temos que dar exemplo e fazer a nossa parte para ajudar ao município”.

Da mesma forma, Paulo entende que apesar de ser um direito, não cabe esse reajuste pela situação do município. “Não seria um aumento e sim um reajuste, uma recuperação salarial, mesmo assim acredito que devido à situação que todos estamos vivendo, com crise econômica devido à seca e na saúde pelo coronavírus esse reajuste para os cargos políticos chega a ser uma afronta para a sociedade. Por isso eu e o vereador Taffarel protocolamos esse projeto para retirar esse reajuste deixando o nosso salário como está”.

Indicação

Os vereadores Algemiro Pinheiro de Oliveira, Olavo Batista Guerreiro e Paulo Quevedo encaminharam na quinta-feira, 2,  ao prefeito José Flávio Godoy da Rosa a indicação 004 solicitando que o Executivo viabilize o recurso da merenda escolar que se encontra nas contas do município para adquirir cestas básicas para famílias de baixa renda que tenham seus filhos  matriculados na rede municipal e estadual. Da mesma forma pedem que os produtos que já foram adquiridos e estão no estoque da Secretaria de Educação sejam distribuídos imediatamente.

De acordo com Algemiro essa medida é autorizada pelo Senado Federal devido a pandemia do coronavírus. “Nós fizemos esse pedido ao prefeito porque temos muitas famílias em vulnerabilidade social, e seus filhos estão sem aulas, não estão recebendo a merenda, é uma forma de ajudar essas famílias. O Senado Federal na segunda quinzena de março autorizou medidas nesse sentido devido a pandemia de coronavírus. Esperamos que o prefeito se sensibilize com a situação dessas famílias e atenda o nosso pedido”, enfatiza o vereador.

INFORMAMOS QUE ESTAMOS COM NOVO SITE (WWW.CAMARAFX.RS.GOV.BR). ESTE PERMANECERÁ ONLINE PARA CONSULTA HISTÓRICA, PORÉM SEM ATUALIZAÇÃO A PARTIR DE 26/12/2023.AR SITE NOVO